ESPECIALIZAÇÃO DO TÉCNICO DE SEGURANÇA NO TRABALHO.

Publicado: 17 de março de 2011 em Segurança do Trabalho

Observa-se que devido às grandes mudanças ocorridas nas áreas de Saúde e Segurança do Trabalho, dentro das empresas que possuem Sistema de Gestão Integrada, que as prestadoras de serviço na área da construção civil, viram-se obrigadas a se adequar aos novos Sistemas de Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho (SGSST). É impressionante como as empresas trabalhavam de maneira inadequada, colocando a saúde e a integridade física de seus colaboradores em risco. Muitos Técnicos de Segurança no Trabalho (TST) foram demitidos por não serem coniventes com a metodologia de trabalho das empresas. Porém as construtoras tiveram que abrir mão de pensamentos arcaicos voltados apenas para lucro e produtividade, e se adequar aos novos SGSST que regem o mercado.

Os Técnicos de Segurança no Trabalho (TST) passaram a ocupar uma posição privilegiada dentro das empresas, assumindo seu real papel dentro de sua função, fazendo cumprir as normas da portaria 32.14/78. É importante ressaltar a importância da especialização dos TST, para esta nova fase, o mercado de trabalho tem se tornado exigente, e é preciso estar preparado para desempenhar a função, se antes a formação técnica era suficiente, hoje é preciso profissionais com conhecimentos em normas internacionais como ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000.

Verifica-se então que não só as empresas precisam se adequar aos novos SGSSTS, mas que os TST devem buscar novos conhecimentos sobre normas internacionais como ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001 e SA 8000 e também o inglês, estes quesitos vem sendo um diferencial na contratação, pelas empresas, exatamente para implementar os SGSST.

About these ads
Comentários
  1. ROBERTO disse:

    TUDO QUE VOCE ESCREVE E VALIDO MAS QUE SE NÃO TEM Q I OU PADRINHO NÃO ENTRA

    • Andréia Lima disse:

      Pois é Roberto aí entra um outro fator chamado Networking, muito importante para qualquer profissional, independente do ramo de atuação. Inclusive vou fazer um post sobre este assunto. Mas independente de indicação ou de um processo seletivo, temos que estar preparados, pois o mercado de trabalho esta cada vez mais exigente. Fico muito grata por sua colaboração.

      • Agaciel Lima disse:

        Oi Andréia. Parabéns pelo seu blog… sou recém formado e sei que vou aprender muito aqui.

      • Gladistone Charles Amadort disse:

        Acredito que o Técnico de Segurança deva utilizar as ferramentas com as quais ele trabalha em seu dia a dia. Logo, fazer de sua vida profissional uma “ISO” de crescimento profissional, de melhoria constante, se adequando às necessidades reais da sociedade e empresas. Na era da globalização devemos ser “ligados”…

      • Gladistone Charles Amador disse:

        Acredito que o Técnico de Segurança deva utilizar as ferramentas com as quais ele trabalha em seu dia a dia. Fazer de sua vida profissional uma “ISO melhoria constante”, se adequando às necessidades reais da sociedade e empresas. Na era da globalização devemos ser “ligados”…
        A capacitação leva à segurança.

      • miqueias disse:

        tenho uma dúvida tremenda e queria respostas sua ou conselhos, por favor entra em contato comigo, miqueiasjunior123@hotmail.com sou recem formado em técnico em segurança.

    • juraci nascimento disse:

      Boa tarde ANDREIA!Tenho procurado curso de especialização em construção civil e
      percebi que para técnicos é difícil,tem mais para engenheiros. E quero saber se é
      valido fazer este curso. Fica com DEUS!

    • juraci nascimento disse:

      Eu me formei no ultimo mês de junho,tenho cinquenta e um anos,crio que terei
      mais dificuldades em conseguir o primeiro emprego.

    • Michelly disse:

      concordo plenamente roberto

    • Katiane Rios disse:

      Bom dia tenho uma dúvida, estou fazendo TST,em uma escola virtual,abriu vagas na faculdade aqui da cidade novos cursos incluindo o Tecnólogo em segurança do trabalho, gostaria de saber quais vantagens desse curso, e se devo fazer ele tbém..Meu nome é katy meu e-mail katysegurancatrabalho@hotmail.com Gostaria que me addc pessoas com interesse nesse assunto..Grata!

    • Marcelo disse:

      Falo e disse Roberto,essa área está um LIXO……………

  2. DAUTO FRANCISCO DOS REIS disse:

    OLA ANDRÉIA TUDO BEM, SOU MEMBRO DA CIPA 2011/2012 POSSADO AGORA EM JUNHO GOSTARIA DE SABER DE VOCE COMO TÉCNICA COMO DEVO AGIR JA QUE A PESSOA ACIMA ROBERTO DISSE SOBRE PADRINHOS SEI QUE A GENTE PASSA POR ESTES INCOMODOS GOSTARIA MUITO SE VOCE ME AJUDASSE NESTA MINHA NOVA TAREFA E COMO SAIR FORA SEM FERIR ALGUM QUE POR VENTURA VENHA ME INTIMIDAR COM PALAVRAS, DESDE JA O MEU MUITO OBRIGADO POR ME ATENDER, FORTE ABRAÇO, DAUTO.

    • Andréia Lima disse:

      Dauto muito obrigado, por sua participação em meu blog. Parabéns por ter ganho a eleição da CIPA, sinal que é uma pessoa querida por seus colegas de trabalho. Com relação a colocação do colega Roberto sobre padrinhos, ele se referiu a dificuldade para pessoas recém formadas e sem experiência, de arrumar trabalho como Técnico em Segurança do Trabalho. Quanto a sua atuação como Cipeiro, acredito que já deva ter feito o curso para membros da CIPA e já deve ter uma boa noção sobre sua nova função. Procure o Técnico de Segurança de sua empresa, e aliado a ele busque soluções e melhorias voltadas para saúde e integridade física dos colaboradores em seu ambiente de trabalho. Não é fácil conscientizar as pessoas em relação a segurança do trabalho, mas acredito que sendo um bom companheiro de trabalho, conquistando a confiança de seus colegas e dando o exemplo na utilização de EPI’s e comportamento seguro, tenho certeza que as pessoas que te elegeram como Cipeiro vão seguir seu exemplo, e fazer as atividades do dia-dia com segurança, e quando você orienta-los sobre segurança, vão receber de bom grado sua orientação.
      UM abraço Fraterno!
      Andréia Lima

  3. Cristian disse:

    Parabéns Andréia Lima, gostei muito do seu depoimento, também sou tecnica de Segurança e fiz tecnologo em Segurança do Trabalho e estou iniciando MBA em QSMS, e fundamental realmente estarmos preparados para o mercado de trabalho e nada melhor ter um bom networking até mesmo para nos basearmos profissionalmente nas diversas experiencias que derão certo!!!!

    Torço por você!!!

  4. Eduardo de Paula Martins disse:

    Andréia boa tarde! Sou Técnico de Segurança do trabalho com conhecimentos ambientais e técnico em radiologia ,atualmente cursando o 3° ano em engenharia de processos ,gostei do seu blog e da forma inovadora em que você fala sobre segurança gostaria de manter contato e trocarmos experiências .

    Grande Abraço
    Eduardo Martins

    • Andréia Lima disse:

      Eduardo é um prazer te-lo aqui no blog, será muito bom mantermos contato e trocarmos experiência sobre Saúde e Segurança do Trabalho. Sempre que aparecer por aqui deixe um comentário, pois com certeza ajudará a melhorar o blog.

      Um abraço fraterno!
      Andréia Lima

  5. Alfredo Velasco disse:

    Fico feliz de poder estar fazendo parte deste network, sou estutande do Curso Técnico em Segurança e Pós-Gradunado em Engenharia de Segurança do Tranalho e logo após o término desses cursos que estarão sendo finalizados no mesmo período, esterei me especializando em QSMS, creio que seja o caminho das pedras. Pergunto Andréia Lima, seria um diferêncial um TST com Pós em Engenharia de Segurança? e tenho tembém Inglês intermediário, ou seja, consigo me comunicar no idioma.

    Parabéns Andréia Lima !

    Alfredo Velasco.

    • Andréia Lima disse:

      Parabéns Alfredo, com certeza é um diferencial um TST ter pós em Engenharia de Segurança, e se comunicar em inglês. O conhecimento é algo que só agrega, em nossas vidas, e quando dividimos com as pessoas crescemos ainda mais. Espero que sempre apareça aqui no blog, e de sua contribuição.
      Parabéns e muito sucesso!

      Um abraço fraterno!
      Andréia Lima

  6. Joel Angelos disse:

    Parabens a todos voces que estão se atualizando mercado de trabalho diante as atuais evoluições que estão a cada dia mais surgindo, tentando melhorar as condições de segurança , saúde, meio ambiente de trabalho e qualidade, o importante desta atualizações é para que tenhamos um melhor dicernimento e argumentação para que no momento de um problema saibamos agir com muita segurança na argumentação, pois é onde acontece os maiores problemas na nossa área, na documentação é uma integração SGI, ma sna prática é bem diferente. e é isto que temos que mudar fazer realmente esta SGI se tornar na documentação e na pratica algo realmente aplicável.
    Abs, a todos.

  7. edina silva disse:

    Boa tarde, Andréia! Gostei muito do seu blog! Parabéns pela iniciativa! Sou estudante do Curso Técnico de Segurança do Trabalho com termino em dezembro próximo. Quero dar continuidade e fazer uma especialização, mais estou sem saber qual rumo seguir, pensei em fazer Tecnologo em Gestão Ambiental pois, tenho a intensão de trabalhar na área de Auditoria. Você pode me dar um auxílio? Fico muito grata.

    Edina Silva.

    • Andréia Lima disse:

      Edina que bom ter você aqui, espero que volte sempre! Costumo dizer para os colegas que perguntam, sobre o que cursar, que façam o que realmente gostam, pois é muito difícil trabalhar em algo que não lhe de satisfação. Se você gosta da área de auditoria, procure cursos que possa lhe capacitar para auditora. Existem cursos para auditor interno, externo, cabe a você procurar o que melhor lhe apetece. Gestão ambiental é uma área excelente também, com certeza agrega muito para o profissional TST. Lhe desejo muito sucesso!
      Um abraço fraterno!
      Andréia Lima

      • ed disse:

        Boa tarde, Andréia!
        Muito obrigada por sua atenção!
        Estarei visitando seu blog sempre que houver oportunidade e estarei pesquisando sobre o assunto.

        Um forte abraço!

        Edina Silva

  8. kariny disse:

    Oi Andréia
    Parabéns pela iniciativa
    Sou recém formada e acredito obter muita ajuda por aqui.
    Em que poderia me orientar quanto a especialização?
    Abraço
    kariny

    • Andréia Lima disse:

      Oi Karini que bom ter você aqui!! Com certeza se eu puder lhe ajudar de alguma maneira, será um prazer. Na área de Segurança, há muitas opções para especialização, Higiene Ocupacional, Ergonomia, OHSAS 18001, e muitos outros cursos, procure uma escola legal,(gosto muito do Senac e Senai), veja algo que você goste e faça, digo a todos que façam o que mais gosta, com certeza no curso de Segurança, teve uma matéria que você mais gostou, se aperfeiçoe no que você gosta, e com certeza será especialista no assunto. Tem pessoas que se aperfeiçoam no que não tem aptidão e se tornam profissionais medianos, para ser um ótimo profissional fortaleça-se naquilo em que você já é boa, e se tornará excelente!
      Um abraço fraterno!
      Andréia Lima

      • Oi, Andréia! Em se falar em especialização, eu gostaria de poder me especializar em documentação e programas que temos que fazer para as empresas. Eu trabalho, recentemente, numa consultoria e estou meio perdida. Existe especialização neste tema? Na elaboração de PPRA, PPP, PCMSO, LTCAT entre outros? Porque você sabe que na maioria dos casos nós técnicos fazemos todos os documentos e medições e o “Engenheiro só assina”. Essa é minha preocupação: saber fazer um documento e muita das vezes ter que assiná-lo. Obrigada e parabéns pelo bolg!

  9. Renatinha disse:

    ooooi Andréia!! Prazer em conhece-la! Sou estudante do curso técnico de segurança, e tô apaixonada pela profissão… comecei o curso por incentivo do meu pai e akbei me apaixonando……Acho que vou precisar de uns toques seus, ainda nem atuo na área e tô um pouco com medo pela responsabilidade e por eu ainda não conhecer a prática.
    Um abração!!!! Parabéns!!!!
    Sucesso!! Fik com Deus.

    • Andréia Lima disse:

      Oi Renatinha no que eu puder lhe ajudar conte comigo. Não tenha medo, é mais fácil do que você pensa. Embora eu também tive meus medos, mas sempre me cerquei de pessoas que conhecem o trabalho, e nunca tive vergonha de perguntar e tirar duvidas, faço isso diariamente. Seja curiosa e não intrometida…rss, seja firme quando preciso e não grossa, seja amável mas não dada, seja profissional e nunca queira ser melhor que ninguém. Aprenda com todos a sua volta, todo mundo tem algo para aprender e algo para ensinar. Quando estiver atuando, vai entender o que digo.
      Um grande abraço fraterno!
      Andréia Lima

  10. Rose disse:

    concordo pelanmente com que tu escreve, sou formada a 7 anos e desde o segundo semestre do curso já tarablho na area, me dediquei muito no meu estagio epor isso só trabalhei em grandes empresas como Aracruz , texaco, sindus e hoje sou instrutora no SENAI, por isso não concordo com pessoas que dizem que não tem campo para profissão.
    Temos campo para todos basta você procurar ser um um bom profissional.
    prazer em conhece-la

  11. Wiliams R. França disse:

    Olá Andréia, sou novo por aqui, parabéns pelo assunto abordado, é realmente um tema atualíssimo nos dias de hoje, pois trabalho na construção civil e tenho me esforçado para acompanhar a realidade da empresa, no que diz respeito ao SGSST, me atualizando e me especializando. Somos profissionais, mais que isso, somos verdadeiros anjos da guarda, e devemos está prontos para agir-mos no momento certo, independente de seleção ou indicação, com mais especialização podemos atuar com precisão na área da prevenção, um grande abraço.

  12. Alex disse:

    Boa Noite Andréia!
    Sou novo no grupo e estou começando a participar agora.
    Vc comenta no tópico “Especialização do Técnico de Segurança” , a necessidade de nos mantermos atualizados e cita algumas normas internacionais. Gostaria de perguntar: Vc acha válido fazer um curso desses mesmo que na sua empresa não faça uso das informações nesse momento?
    Já participei de avaliações realizadas por orgãos internacionais onde estes, muitas vezes nos cobram “coisas” que nossa legislação não obriga ou não se atentam ou cobram (em virtude de não terem conhecimento de nossa legislação), a necessidades/legislações que temos que cumprir! Isto não cria um impasse entre o profissional de SST com a empresa??

    Obs. Gostei muito da sua página

    • Andréia Lima disse:

      Prezado Alex, acho muito valido o conhecimento das normas internacionais, pois o conhecimento é nosso e nos acompanha onde quer que vamos, pense que a empresa onde trabalhamos, não nos pertence e que a qualquer momento podemos ser dispensados ou optarmos por sair da mesma, e que o mercado de trabalho atualmente, exceto para algumas empresas, exigem o conhecimento destas normas. Digo sempre que temos que ser maleáveis e não criarmos problemas com nosso empregador, e sim como consultores e conhecedores das normas, conscientiza-los da importância de seguir estas normas restritivas. Não veja as exigências destas normas como um problema e sim como uma ferramenta, que facilita o nosso trabalho, pois se as seguirmos teremos menos chance de ter um passivo trabalhista na empresa, e diminuiremos ainda mais a possibilidade de termos colaboradores com doenças ocupacionais e acidentados. Pense que quanto mais se restringe, menos será as chances de respondermos civil e criminalmente. E tenha certeza que os melhores salários são para os profissionais mais bem preparados.
      Um abraço fraterno!
      Andréia Lima

  13. Fernando disse:

    Andreia, boa tarde

    Sou TST, tenho uma consultoria (FFaria ), concordo com com voce , atingamente o TST era uma pessoa que não tinha moral alguma dentro de empresas, hoje o Técnico , participa da implantação das ISOS e também se souber o que está fazendo , pode ele mesmo ser o Consultor de diversas normas.
    Eu por exemplo, sou auditor interno , faço consultoria de SASSMAQ, 9001, 14001 e OHSAS, temos que crescer cada vez mais na nossa profissão

  14. Renato disse:

    Parabens Andréia lima pelo blog muito interessante, alem de linda, inteligênte e competente kkk
    vou confessar uma coisa aqui eu era um que detestava os técnicos de segurança, figuras antipáticas, sisudas, pois bem era o que eu achava talvez pela postura de uns poucos todos pagam né kkk, porém eu nunca entendi o motivo de todos os técnicos de segurança que trabalhavam na área da minha empresa a qual trabalhava á 10 anos serem dessa forma. Não
    entendia á abordagem de forma brusca em geral á todos os funcionários da empresa até
    pensava não é possível isso deve ser ensinado dentro do colégio, porém no auge de minha
    sabedoria, dos meus 10 anos de empresa e mais de 20 na área de manutenção mecânica o
    acidente aconteceu, me afastando da empresa gerando problemas de ordem física, psíquicas e
    de naturesa trabalhistas, ou seja um acidente nunca é bom nem para a Empresa tão pouco para
    o funcionário. Durante esse afastamento já com as sequélas do acidente não saradas totalmente,
    mas a ponto de poder ser administradas de melhor forma, iniciei um curso de graduação em logística a qual me formei em 2010, e iniciei um curso de técnico de segurança do trabalho, sou
    novinho no curso ainda kk estou no primeiro semestre mas estou adorando a matéria, durante
    esse tempo mudei meus conceitos sim com certeza temos que mudar e aprender com nossos erros né kk hj sei que é complicado lidar com pessoas que as vezes nem sempre estão “prontas”
    para á critica ou informação. É certo também que a forma como essa pessoa é abordada, como
    o assunto é passado é de vital importância para que o trabalho do técnico de segurança seja bem
    recebido, caso um dia eu venho á atuar nessa área tenho conhecimento que á abordagem respeitosa, a forma de tratamento com a outra pessoa a qual vc está repassando á informação
    é quase que 99% de certeza de uma boa receptividade pela outra parte que muitas vezez é sem
    estudo, não teve uma boa oportunidade de aprendizagem. Bom dito isso e ja perdoado kk estou
    aqui pronto para colher informação de todos os Senhores técnicos, alunos no final de tudo somos sempre aprendízes né, porém fico satisfeito e agradeço a pessoas como vc que tem a disposição
    de colocar vosso conhecimento a disposição de todos, um forte abraço e quando eu tiver alguma
    dúvida relativo a profissão virei aqui trocar idéias com vc.

  15. DAUTO FRANCISCODOS REIS disse:

    OLA ANDRÉA TUDO BEM GOSTARIA DE SABER UMA COISA DE VOCE COMO TÉCNICA DE SEGURANÇA GOSTARIA DE TER UMA OPINIÃO SUA SOBRE UM CURSO QUE STOU FAZENDO QUE NÃO TEM NADA A VER COM SEGURANÇA MAIS POREM PRA MIM É INTERESSANTE POIS É O CURSO DE AUTOCAD ONDE SE DESENVOLVE DESENHOS GEOMÉTRICOS NÃO TENHO BEM CERTEZA SE ISTO INCLUI SEGURANÇA POIS COMO MEU TRABALHO SE CONTITUE DE CONSTRUÇÃO CIVIL GOSTARIA MUITO DE UMA OPNIÃO SUA SEM COMPROMISSO SE VOCE CONHECE O CURSO OU CONHECE ALGUMA PESSOA QUE TRABALHA NESTE RAMO Obs.NÃO SOU UNIVERSITÁRIO TENHO SOMENTE O COLEGIAO, SEM MAIS AGRADEÇO PELA ATENÇÃO E MUITA SAUDE PRA VOCE EM SUA BATALHA OK, ABRAÇOS

  16. carla disse:

    Olá ,Andreia, sou recém formada no curso TST e ainda não consegui entrar na área,pois as empresas sempre pedem alguma experiencia ,isso está me deixando muito desmotivada e não sei o que fazer para melhorar meu curriculo,gostei muito do seu blog e com certeza está nos ajudando muito!!!
    Obrigada Carla

  17. Marcelo de Oliveira Dutra disse:

    Parabéns pelo seu blog

  18. patrick disse:

    Olá Andréia,estou pensando em fazer o curso TST,você pode me informar quais especializações devo seguir após o termino? e como anda o mercado de trabalho na área de TST especialmente em Salvador?Muito obrigado seu blog é de grande ajuda.

  19. Lizete C. Andrade disse:

    Oi Andreia, td bem? Sou engenheira civil, mas estou afastada de minha profissão, moro numa cidade pequena com muitos engenheiros civis e fica numa disputa de quem pegará mais obras, porisso minha insatisfação com minha profissão. Penso em fazer um curso de extensão e me interesso por segurança no trabalho, vc me indicaria alguma área de especialização? Obrigada, Liz.

  20. shayenne disse:

    ola…nossa fiquei muito feliz em encontrar um blog com esse conteúdo…vou começar meu curso de segurança do trabalho este ano…e irei frequentar sempre aqui…forte abraço!!!

  21. luciane dias disse:

    Bom dia Andreia, estou concluindo o TST e pra minha felicidade encontrei seu Blog, lendo os comentários encontrei os cursos do QSMS, ja me cadastrei e estarei fazendo varios cursos dentre eles Implantação e Manutenção dos 5S.
    Parabéns pelo seu Blog.

    um abraço….

    Luciane

  22. carlos gomes disse:

    Olá Andreia… Bom dia!

    Sou Técnico em Segurança do Trabalho a um ano atuando na profissão, gosto muito. Queria saber se o técnico de segurança do trabalho pode fazer pos graduação em engenharia do trabalho???

    Fico agradecido da sua atenção.
    Carlos,

  23. carlos gomes disse:

    Olá Andreia… Bom dia!

    Sou Técnico em Segurança do Trabalho a um ano atuando na profissão, gosto muito. Queria saber se o técnico de segurança do trabalho pode fazer pos graduação em engenharia de Segurança???

    Fico agradecido da sua atenção.
    Carlos,

  24. Nubia Rodriques disse:

    OLA Andreia!!! meu nome e Nubia gostei muito do seu blog, gostaria que vc me ajudasse em uma questao.. estou no terminando o curso Tecnico em Segurança do Trabalho e gostaria de fazer outro curso que tenha haver com o de segurança do trabalho.voce pode me dar algumas dicas? DESDE JA MUITO GRATA…..

  25. VANIA MARQUES disse:

    OLÁ MEU NOME É VÂNIA E EU ESTOU COMEÇANDO AGORA NO CURSO DE TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO,MAS,SEI QUE TEM MUITO CAMINHO PELA FRENTE MAIS GOSTARIA SE FOSSE POSSÍVEL UM CONSELHO SEU EM QUE MAIS DEVERIA ESTUDAR PRA ME APERFEIÇOAR NESTA ÁREA,PRA ME AJUDAR NO MEU CURSO E SAÍ UMA ÓTIMA PROFISSIONAL,POIS SEI QUE NÃO É SOMENTE ESTE CURSO QUE DEVO FAZER,ELE TALVEZ NÃO SEJA SUFICIENTE PRA ME QUALIFICAR TOTALMENTE NESSA ÁREA.OBRIGADA E AGUARDO ANSIOSAMENTE POR SUA RESPOSTA.

  26. elinaldo de jesus rodrigues rosas disse:

    ola, andreia, sou formado a 2 anos .. em técnico de segurança
    eu gostaria de saber como eu faço essa especialização em segurança do trabalho..que deus abençoe vc..obrigado

  27. Olá Andreia, gostei muito da sua pagina gostaria de saber como que faco pra estar me especializando em alguma area relacionada a gestao de pessoas ou na area administrativa como Tecnico em Seguranca di trabalho, pq faco faculdade de Administração tbm e estou terminando o curso de Tecnica em Seguranca.
    Se puder, responda o mais rapido possivel.

    Obrigada.

    Cassiana Dantas

  28. silvia disse:

    boa tarde gostaria de receber alguns dds para que possa ser dado em construção civil

  29. Jean Carlos Romão disse:

    Bom dia,

    Estou concluindo o curso de TST, e tenho formação de Tec. em Meio Ambiente. Gostei muito do seu Blog, essa é uma maneira dos todos os profissionais da área, trocarem informações.
    Valendo lembrar que esta em vigor a nova NR35, trabalho em altura, que por sinal ficou meio vaga em algumas questões, mais provalmente ela terá alguma alterações ainda. Então o profissional que tiver a oportunidade de se especializar nesse assunto, terá mais um diferencial, pois é uma área que muitas empresas exercem atividades, e pouco abordada, ate mesmo pelo fato da norma ter sido implantada há pouco.

    Parabéns pela sua iniciativa, você esta ajudando a muito profissionais e recém formados.

    Abraço

  30. Filadelfo Lima Siqueira disse:

    Boa tarde

    Andréia Lima;

    Parabéns,o seu blog e um sucesso.
    vou repassar o end. do seu blog para ouros colegas que atuam na aréa.
    gostei muio da maneira que você interage com os colegas!!!
    vou acompanhar seu blog com frequencia.

    abraço

    att.

    Filadelfo Lima
    Téc. Seg. do Trabalho

  31. Carlos Milani disse:

    A ANDREIA FOI SIMPLESMENTE FANTÁSTICA COM SUA COLOCAÇÃO.

  32. john couto disse:

    Bom Dia Andreia, eu ja sou formado TST e já estou atuando na area, trabalhando no ramo da Construção Civíl, porem estou encontrando muita dificuldade para encontrar cursos de especialização em Construção Civíl para Tecnico em Segurança do Trabalho em Curitiba. Se alguém conhecer, por favor me avise. Desde já agradeço.
    Obs: Parabéns pelo Blog

  33. thaila disse:

    Boa noite andreia meu nome é thayla sou recem formada em tecnico em segurança do trabalho
    eu gostaria de saber como faço pra conseguir um emprego na area obriga um forte abraço..

  34. luciana disse:

    boa noite

    Adorei seu blog, sou formada em engª civil a alguns anos mas não exeço a função, comecei a fazer um curso TST e estou adorando algumas pessoas me dizem que deveria estar fazendo engª de segurança no trabalho, vc pode me dar uma luz afinal eu estou no caminho errado???

    Luciana

  35. Silvaneide Rodrigues de lima disse:

    Bom dia Andréia!muito banana su blog trabalho como ax.adiministrativa,mais gostaria muito de fazer segurança do trabalho pois gosto de lidar com pessoas.
    Mais tenho uma certa insegurança,medo de não corresponder a demanda do mercado.
    Minha renda mensão é muito baixa e não posso fazer inglês,nem um cuso de especializção pelo menos não agora.´vc pode me ajudar,ficarei muito ggrata.

  36. Jéssica disse:

    Boa Tarde!
    Eu pretendo cursar o técnico em segurança do trabalho, mais não pretendo parar por ai quero fazer uma especialização, gostaria de saber quais as especializações que posso fazer com depois do curso de segurança.
    Obrigada!

  37. anderson disse:

    ola andreia parabens pelo site, sou formado em tecnico em segurança do trabalho e no mês que vem irei se forma em tecnologo em gestão ambiental , estou no caminho certo ?

  38. Oi Andréa, sou recem formada como tecnica de segurança do trabalho, mais agora nãosei oq faço, qro fazer uma especialização estudar mais enquanto não pinta um emprego, qual dica vc me daria? bjs

    Desde já agradeço!

  39. Bianca disse:

    Ola Andreia,tudo bem???
    Me chamo Bianca,tenho 24 anos e estou cursando o tec em seg do trabalho e meio ambiente,me formo final do ano que vem…!
    Gostaria de saber se consigo algum outro curso para aprimorar o TSTMA,se existe uma especialização…????!!
    Se vc puder me ajudar,agradeço desde ja…

  40. fabio disse:

    oi andreia sou formado como tecnico d segurança do trababalho mas nunca trabalhei como tal detalhe ja esto formado ha 3 anos e tenho muito medo de trabalhar na area porque trabalhava numa multinacional a 8 anos agora esto desenpregado e tenho muito reseiode atuar

  41. viviane amorim disse:

    ola andreia muito interessante seu blog realmente é um sucesso!
    pretendo começar o curso de tst e gostaria de saber oq mais posso estudar quando terminar o curso para aumentar meu curriculum.muito obrigado um um grande abraço.

  42. Luciane Dornelles disse:

    Bom Dia Andreia!

    Gostaria de saber se a especialização em Ergonomia para TST? e se essa especialização nos da autotização para assinar laudos?

    Obrigada!

    Luciane Dornelles

  43. célio disse:

    Boa noite Andréia, gostei muito do seu blog,para mim é mais uma experiência de vida,sou formado desde agosto de 2011 recebendo o certificado em março 2012 infelizmente não consegiu nenhuma oportunidade,quero te pedir uma opinião;comecei um curso que não tem nada a ver com este seguimento, topografia. Você acha que torna mais dificil coneguir um vaga de trabalho

  44. Daniel Dmp disse:

    Boa Tarde Andréia,
    Sou formado há 1 ano, com o título de téc. em segurança do trabalho e fiz duas especializações, sendo elas: bombeiro profissional civil e atendimento pré-hospitalar (APH/Resgate), mas até o momento estou com dificuldade para me colocar efetivamente no mercado de trabalho, durante esse 01 ano pós formação, eu já realizei algns trabalhos de freelancer, mas estou encontrando muitas dificuldades para entrar em uma organização efetivamente. Com isso estou querendo ingressar em um curso de Graduação, estou em um grande dilema; Engenharia de Produção (com Pós em Engª de Segurança do Trabalho) ou a área que mais tenho afinidade que é Humanas (Direito, Gestão de RH ou Psicologia).
    Por isso gostaria de saber, quais são as oportunidades para um técnico em segurança do trabalho com um curso de graduação em Humanas (sendo os mesmo acima citados), já que a grande maioria dos técnicos escolhem algum curso de Engenharia.
    Pois quero muito trabalhar com segurança do trabalho, indiferente do título de téc. ou Engº, mas tenho medo de optar por um curso de humanas, e ao enviar o meu currículo para as empresas,deixar a impressão de que não quero continuar nessa área.
    Se puder me dar alguma orientação, ficarei grato.
    Desde já agradeço a atenção.
    DMP

  45. deysi souza disse:

    ola andreia…estou cm dez meses d curso tecnico em segurança no trabalho, gostaria saber se ja posso começar a fazer estagio ou so depois q eu terminar?
    desde ja um obrigada…!

  46. Erica Fagundes disse:

    tenho curso de tecnico em segurança do trabalho, especialização em logistica empresarial e graduação em turismo, mais estou trabalhando como auxiliar de qualidade na construção civil… queria uma dica se invisto na qualidade ou mim aprofundo em tst

  47. FÁTIMA COUTO disse:

    Prezada Andréia, sou graduada em Administração com Ênfase em Gestão de Negócios. Estou um tanto “perdida”, pois sempre fui microempresária, mesmo antes de me formar, mas com os encargos trabalhistas muito elevados, estou optando por deixar de trabalhar por conta própria e tentar uma vaga no mercado. Acontece que já enviei vários currículos mas nada, até o momento. Gostaria que você me orientasse, pois estou um tanto depressiva em consequência desse momento profissional porque estou passando. Tenho vasta experiência, pois como disse, já possuo empresa há mais de 15 anos. Já tenho 52 anos. A minha aparência é de 40 anos. Sei que a aparência conta também, mas procuro me aprimorar mais e mais. Qual o mercado que devo procurar? Hotéis (gerente, por ex.); Administrar Condomínios? Gerenciar Restaurantes? Realmente não sei! Vou participar de um Congresso agora em novembro…. Por favor, se puder me dar “uma dica”, agradeço. Parabenizo-a pelo seu blog. Obrigada!

  48. caue loureiro disse:

    Bom dia Andrei,

    Iniciei o curso de tec. segurança do trabalho e gostaria de saber se com minha experiecia de 8 anos como instrutor de mergulho e trabalhando como mergulhador profissional e ter tido experiencia em registro como alpinista industrial, isso poderia me ajudar a ser um tecnico especialista em atividades de alto risco.Adoro lidar com o perigo e resolver soluções.
    Ja sou alpinista com registro e curso e mergulhador profissional com CIR e LRM, e exerço esta função de mergulho profissional atualmente.
    Gosto muito tambem da area quimica e estou pensando em entrar em uma faculdade de quimica ou curso tecnico,creio que me ajudara a dar aulas e indentificar locais de risco(gases toxicos e inflamaveis)
    Sera que estou no caminho correto

    saudações

    Caue Loureiro

  49. Andreia por favor comente sobre a funçao do tecnico de segurança do trabalho na area da saude pois, foi esta a area onde resolvi me especializar,tenho certeza que seus comentarios me ajudarao muito um grande abraço, Iury Batista Feitosa TST Natal/RN.

  50. george disse:

    Gostei dos comentários meu nome é George e estou me formanda em Tecnico de Segurança.

  51. Estou terminando meu curso de tecnico de segurança do trabalho e quero algumas dicas de que caminho segui após o termino do mesmo,gestão ambiental, rumo de petroleo e gás, ate pensei em inspetor de solda, meio ambiente, porque me indetifiquei com á area e não quero sai no que diz repeito a segurança do trabalho.

  52. Reiane disse:

    Olá….estou cursando o técnico em enfermagem, estou fazendo tbm técnico em enfermam….quero me especializar na NR- 32 pq gosto da área da saúde…. Fiz um curso de bombeir civil, pra saber atuar em caso de emergências, em caso de incêndio ou de primeiros socorros….tem algo a me dizer?

  53. Reiane disse:

    Quis dizer que estou fazendo técnico em segurança do trabalho e tbm faço técnico em enfermagem….fiz tbm bombeiro civil.

  54. amorim disse:

    Oi Andreia achei muito legal o seu blog esta de parabens …. bom estou no 2º semestre do curso mas o nivel do curso nao e dos melhores como faço para resolver esse problema ????? desde ja agradeço

  55. rafael julio disse:

    fiz um curso de técnico de segurança quero muito fazer especialização qual seria os cursos que eu posso fazer?

  56. tatianne aires... ( de porto nacional -tocantins) disse:

    boa tarde andreia, vou começar agora a me preparar para o mercado de trabalho, gostei de procurar informaçoes aqui no seu blog, e me espelhei em você e sempre que precisar venho aqui buscar informaçoes .obrigada

  57. oldeane disse:

    To terminando técnico de segurança no trabalho depois qual e a especualizacao pra essa área

  58. gizelle medyros disse:

    vou fazer tecnico em segurança , qual curso superior devo fazer depois pra proseguir na area

  59. aparecida disse:

    é verdade que o mercado de trabalho está a cada dia mais fechado aqueles que tem qualificação, eu quanto estudante do técnico em segurança do trabalho,investi pesado em qualificação , mas onde moro (Caruaru-pe), fica ainda de maneira errada e de certa forma vulgar o ingresso de mulheres nessa área, e infelismente, digo com toda convicção que aqui predomina de maneira ridicula a questão do Q.I. ( quem indique), pois antes mesmo de terminar o curso, fica de maneira clara, o apadrinhamento por parte de alguns, é triste que essa sociedade de pensamento pequeno, ainda aja assim.

  60. thiago souza dias disse:

    olá eu sou THIAGO da cidade de colinas do tocantis sou acadêmico do curso de tecnologo em segurança do trabalho, gostaria de saber qual a função do tecnologo em relação ao sistema de gestão integrado

  61. marlon tavares disse:

    onde encontro especializaçoes em segurança do trabalho?, no rio de janeiro,pois estou com muita dificuldade em conseguir o primeiro emprego so com o curso de técnico..

  62. thamires velasco disse:

    oi, gostaria de saber se poderia fazer um curso de especialização sem ainda ter concluido o meu curso tecnico

  63. andréa disse:

    olá Andréia boa noite,também tenho dúvidas a respeito da especialização, terminei meu curso técnico, no momento estudo inglês,mas onde fazer especialização? na minha cidade não consigo encontrar já pesquisei e nada…..quero entrar no mercado mais qualificada mas tá dificil a falta de experiência está me deixando preocupada amei a profissão que escolhi amo segu.trab.qual você sugere?fica com DEUS aguardo resp. ansiosa..ah adorei seu bog…

  64. Eduardo disse:

    Boa noite,
    Sou TST poderia me indicar uma instituicao que tenha a especializacao em SAUDE da GESTAO e SEGURANCA DO TRABALHO??? Obrigado.

  65. Jessica Aline disse:

    Estou com planos de começar o curso técnico em Segurança do Trabalho em agosto e quero fazer parte do seu Blog, Andréia Lima, para esclarecer dúvidas, estou com um pouco de receio, mas já me decidi que é isso o que quero fazer, para mim é uma profissão um tanto nova que quase não ouvia falar e por essa razão quero fazer esse curso. =)

  66. ELISON disse:

    olá andréia boa noite sou iniciante em tst e gostaria de pedir uma ajuda sua,em relação
    a campo trabalhista posso esperar boas expectativas deste tipo de curso ?

    obrigado desde já aguardo resposta

  67. Janete Santana disse:

    Olá Andréa, estou iniciando agora meu curso T.S.T Estou muito confusa pois já tenho 30 anos e nunca atuei na área. Será que terei uma chance de mostrar que tenho potencial na área na qual eu me identifiquei tanto? navegando em seu blog fiquei cheia de esperança, gostaria de fazer outros cursos paralelos mas que agregasse valor a ao TST que escolhi como profissão tem algum que vc poderia sugerir?? Abraços e sucesso pra vc. A Propósito meu e-mail é: janethsanntana@hotmail.com

  68. Daniel disse:

    - Olá Andréia, achei muito interessante o assunto que você abordou sobre a Industria da Construção Civil já melhorou muito a visão de trabalho nesta área, más ainda tem
    muito a melhorar porque enquanto tivermos o fator produção em primeiro lugar vamos ter que trabalhar muito na parte educativa dos empregadores e colaboradores, enfim o que precisa ser trabalhado primeiramente é exatamente a cabeça dos grandes e principalmente dos pequenos empregador para que eles possam cuidar da segurança e integridade física e saúde dos colaboradores.

  69. Dylla da Silva disse:

    Estou fazendo o Curso de Tec de Seg no Trabalho e estou otimista,pois essa pagina vai me ajudar bastante.Parabens ANDREIA pois sei que vc vai nos ajudar muito.

  70. Vinicius disse:

    ola gostaria de saber quais são os cursos que tenho que ter para trabalhar na área de técnico em segurança do trabalho como supervisor de mergulho? pois estou fazendo o curso de Tecnico em segurança do trabalho no Senac em Florianópolis/SC e gostaria de me especializar nesta areia pois gosto muito de mergulhar

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s