O TÉCNICO DE SEGURANÇA E ARTE DE INFLUENCIAR PESSOAS

Publicado: 10 de fevereiro de 2012 em Segurança do Trabalho

Recentemente li o livro A arte de influenciar Pessoas – Sozinho não se chega a lugar algum do autor John Maxwell, e olhando com os olhos de Técnico de Segurança do Trabalho vi o quanto tem a ver com a nossa profissão. Observando que segurança não se faz sozinho, temos que contar com a colaboração de todos dentro da empresa em que trabalhamos. E o que fazer para conseguir a colaboração de todos no que se diz respeito a Segurança do Trabalho dentro de uma empresa?

  1. Se colocar no lugar da outra pessoa, em vez de colocar as pessoas no lugar que achamos que devem ficar — ou seja, enquadrá-las. Devemos procurar soluções adequadas para as dificuldades quanto ao uso de EPI’s e as demais normas de Segurança, lembrando que algumas pessoas ainda não possuem uma cultura de Segurança no Trabalho, devemos conscientizar e facilitar no máximo a interação dessas pessoas com a segurança, não devemos nos colocar como um obstáculo entre as pessoas e a execução do trabalho, e sim como uma fonte de preocupação com ela , sua integridade física e seu bem estar no trabalho.
  2. Como Técnico de Segurança do Trabalho, se percebeu que há uma questão a ser resolvida, então a responsabilidade de fazer um esforço concentrado para gerar mudança positiva está em suas mãos. Pare de acusar os outros e tentar se justificar. Tente ser fonte de inspiração e exemplo, mostrando a atitude mais apropriada para a ocasião. Tome a decisão de não ser a pessoa que apenas reage, mas a que toma a iniciativa.
  3. Aprenda ater seguidores, inspire as pessoas a sua volta, seja agradável, otimista, tenha sua profissão como uma missão, a missão de garantir a saúde e a integridade física de seus companheiros de trabalho.
  4. Seja um bom exemplo para todos, e mostre com suas atitudes, que Segurança no Trabalho, é algo bom e leve, e não um fardo pesado. Que chegar em casa com saúde e ter uma velhice tranquila é o que no fundo, todos almejamos.

Um carinhoso abraço fraterno!

Andréia Lima

Anúncios
comentários
  1. Ronildo Alves dos Santos disse:

    Olá Andréia conheci o seu site hoje, achei muito interessante e motivador. Sou formado, prestei algum trabalho em concultoria, porém ainda não consegui me fixar na área, mas acredito que um dia coseguirei. Vou sempre dar uma navegada por aqui. Deus te abençoe.

  2. sandra disse:

    Boa tarde Andreia,estou cursando segurança do trabalho amei esse site.
    desejo muito sucesso seu site pois é excelente.
    att, Sandra germano

  3. Maria Neuma disse:

    Olá ,meu nome é maria,conhecir seu site hoje gostei muito.
    Estou no 2°modulo <Téc. em Segurança do Trabalho e pretendo exercer essa profissao com muito amor e motivação.
    Obrigada e boa sorte!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s