ENVOLVER OS COLABORADORES COM A SEGURANÇA!

Publicado: 24 de setembro de 2012 em Motivação, Segurança do Trabalho

De que adianta termos os melhores EPI’s, as melhores proteções de máquinas, se as pessoas envolvidas no processo não respeitam o risco existente no trabalho. A maioria das atividades, que envolvem máquinas e equipamentos, trabalho em altura, espaço confinado, entre outras, são de risco crítico. Podemos dar aos colaboradores, os melhores treinamentos, epi’s, e colocarmos proteções em todas as partes necessárias das máquinas e equipamentos, porém se nossos colaboradores não tiverem a consciência, da importância do uso dos epi’s, de que as proteções de máquinas não podem ser removidas, e que devemos seguir todas as orientações recebidas nos treinamentos, de nada adianta. É importante trabalharmos o comportamental das pessoas, envolve-las com a segurança, ao ponto das mesmas refletirem sobre as atividades que estão realizando. Não podemos achar que o fato de muitas vezes as pessoas, não terem muito estudo ou conhecimentos profundos sobre segurança, que estas não possuem condições  de fazer uma avaliação dos riscos que envolvem a tarefa. Quando sabemos envolver estas pessoas nas análises de riscos, elas são capazes de nos surpreender com os conhecimentos que possuem dos riscos das atividades, quando o colaborador esta envolvido ele da mais valor a segurança no trabalho, automaticamente isto faz com que ele passe a ter um comportamento mais seguro em relação ao trabalho.

Saber motivar os colaboradores com relação a Segurança é fundamental, mostrar para eles que segurança não é apenas cobranças e obrigações, ajuda muito. Vejamos algumas ações que ajudam na motivação para a segurança:

  1. Reuniões diárias ou semanais sobre segurança
  2. Dar a oportunidade dos colaboradores falarem sobre os problemas do setor (voltados para segurança é claro)
  3. Buscar soluções para os problemas, e não fazer falsas promessas
  4. Conquistar a confiança dos colaboradores, através da sinceridade e integridade profissional
  5. Ainda que haja uma placa com os números de dias sem acidentes abrangendo toda a empresa, coloque uma na entrada de cada setor
  6. Preparar um café com segurança, para comemorar por exemplo, os 100 dias sem acidentes no setor
  7. Fazer sorteios de alguns brindes nessas comemorações, ou até mesmo nas reuniões de segurança
  8. Ser motivado em relação aos números de dias sem acidentes, elogiar os colaboradores e dizer quem sem eles não seria possível alcançar estes índices, os fazem sentir importantes e responsáveis , depois de alguns dias sem acidentes os colaboradores passam a curtir os índices, e ninguém quer ser o responsável por zerar o placar
  9. Cuide de cada setor de uma maneira, pois cada líder tem uma maneira de trabalhar, e da condições diferente para a ação do setor de Segurança do Trabalho, respeite o líder do setor, e sempre o envolva nas atividades, isso abrirá os caminhos para desenvolver um bom trabalho.
  10. Seja gentil, simpático e prestativo………

Um carinhoso abraço fraterno!

Andréia Lima

Anúncios
comentários
  1. luciana disse:

    Olá , amei esta pagina estou cursando tecnico em segurança do trabalho , e cada dia mais me apaixono. Estou descobrindo um mundo no qual me imagino e também estou pesquisando tudo na internet. É muito importante temos acesso a experiencia de quem já esta trabalhando.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s